O texto lido se propõe a analisar, através de dados estatísticos, Graus de coesão territorial, desafios a serem enfrentados pela política de coesão da União Européia, os fatores responsáveis pela falta desta coesão e finalmente as recomendações para que os problemas possam ser sanados.
Um interessante ponto a ser observado, e ponto recorrente nas propostas de consolidação desta coesão, passa sempre pelo desenvolvimento focado no âmbito regional.
É notório que o países membros da UE não são um conjunto homogêneo no que tange à indicadores sociais e econômicos. Existem discrepâncias entre os Estados constituintes, mas o enfoque diferenciado do texto está na analise regional e a constatação de que, até mesmo em países com indicadores nacionais suficientes e superiores aos da exigência de membresia, existem regiões que não atingem tais indicadores.
Desenvolvimento Policêntrico ( revitalização e diversificação de zonas rurais e desenvolvimento de centros urbanos em áreas periféricas ) e regionalização são a temática das soluções propostas pelo texto.
Finalizando, o texto reforça a importância de uma análise diferenciada, que busque uma visualização das características de cada região e que as estratégias de desenvolvimento sejam voltadas para aproveitar as potencialidades regionais e assim diminuir as discrepâncias nos índices avaliados para que a coesão buscada seja alcançada.
Pedro Donnini 4205508
Nenhum comentário:
Postar um comentário