Em vista da enorme evolução da globalização no século XX e no início do século XXI, a integração e interdependência entre países e regiões no mundo aumentaram extraordinariamente, forçando os Estados a criarem mecanismos para facilitar o comércio e, consequentemente, acelerar a economia do país.
Um desses mecanismos criados é a promoção de Clusters, que são aglomerados de entidades (empresas, ONGs, atores subnacionais) com características semelhantes, em uma mesma região, que colaboram entre si para aumentar suas capacidades perante o mercado competitivo. A criação de um cluster se dá de diferentes maneiras, mas primordialmente pela vantagem territorial que as empresas conseguem em certo local (as vantagens passivas e ativas), como por exemplo, em Franca-SP, que a prefeitura, com autonomia concedida pelo governo federal, subsidia empresas do ramo calçadista, e também em Jundiaí-SP, que é uma região vantajosa no sentido logístico e de ótima qualidade de vida.
Porem existe dificuldades na implantação e manutenção de um cluster, como por exemplo, a falta de confiança entre empresas e da relação governo/empresa, devido à competitividade exacerbada do mercado capitalista, que todos querem ganhar acima de tudo.
Assim sendo, o grande desafio para as empresas e para os clusters é a criação de estratégias que honrem a cooperação, e não a competição, tanto entre si quanto com relação ao poder público, para que o modelo dos três triângulos de desenvolvimento possa ser alcançado de maneira correta.
André Rossi Callegari 3°RI - Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário