O texto de Andrew K. Copus vai se concentrar majoritariamente nas definições e aprofundamentos acerca do tema perifericidade, e como este tema influencia diretamente na disposição dos transportes e transição de mercadorias pela EU.
O autor inicia seu texto definindo perifericidade e acessibilidade e como estes dois temas estão diretamente relacionados, uma vez que o acesso as zonas periféricas torna-se fundamental na elevação ou não do preço final de um produto, bem como a facilidade de sua disposição para demais regiões como centros urbanos e industriais. Dessa maneira a acessibilidade é o principal componente do sistema de transportes, por determinar uma vantagem locacional sobre os demais territórios.
Analisando a Europa, como uma área fácil interligação dos países não só por estradas, acesso áereo e marítimo, mas como interligada por linhas férreas, ajudam na diversificação dos meios de transporte para distribuição de mercadorias, auxiliando no decréscimo do preço dos produtos finais. Quanto maiores as opções de transporta, mais opções de preço para os mesmos. Dessa maneira, a interligação das zonas produtoras com as zonas consumidoras é vital para aumentar a margem de lucro, bem como diminuir a espera pelo produto. Por isso é citado detaladamente no texto o fato da perifericidade espacial ser um fator importante para o desenvolvimento econômico de alguma região.
Para finalizar, o desenvolvimento de territórios baseiam fundamentalmente no seu processo de integração dos centros industriais com os centros urbanos, facilitando a dinâmica dos transportes.
Thaissa S. Marques RA:4102709
Espaço destinado à discussão acerca das políticas de fomento ao desenvolvimento regional implementadas no âmbito da União Européia. Pretende-se que as reflexões aqui produzidas não se restrinjam ao tema si, mas que se esforcem, na medida do possível, em estabelecer uma perspectiva comparada com outras realidades territoriais
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