O processo da globalização tem produzido um efeito inverso do que se era esperado, uma vez que ele acaba por fazer com que os territórios busquem as suas particularidades e que se incentive a implementação de políticas focadas no local. Sob essa perspectiva, é possível analisar os clusters e as vantagens competitivas consequentes da sua formação.
O aspecto característico de um cluster é o fato de se tornar um pólo de produção de algum produto, o que faz com que os consumidores o busquem já que nessa região há a maior oferta possível de produtos, preços, ou seja, existe uma maior disponibilidade de alternativas de compra, envolvendo variedade e diversificação de produtos e serviços. Embora haja uma intensa disputa entre as empresas pode-se constatar várias vantagens produzidas em um cluster, como por exemplo reutilização e reciclagem, a criação de uma imagem característica para a região, cooperação de entidades e do governo, entre outros. Como exemplo de um cluster em desenvolvimento pode-se tomar o do município de Porto Ferreira, o qual possui a imagem de um grande pólo de louças artísticas. A partir disso, é possível comprovar também que numa situação de crise em uma região como essa, configuraria uma grande depressão uma vez que a renda da região é dependente de um ramo comercial apenas.
Portanto, deve-se tratar de modo delicado os clusters, visto que sua a fragilidade contrasta com sua característica principal que é a concorrência. Por isso é necessário utilizar as informações do "diamante" de Michael Porter e produzir um trabalho em conjunto das entidades com o governo.
Jessyca F. Zaniboni - 2ºRI Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário