A coesão territorial é o debate central da atualidade européia no que tange os assuntos de desenvolvimento regional. O texto tem como objetivo reunir estudos realizados pelo Grupo de Estudos Políticos Europeus (GEPE), visando a solução do impasse enfrentado pelas políticas de integração na Europa.
Logo de início, se conclui que as políticas de coesão da UE devem ser voltadas para o desenvolvimento econômico, inclusão social e principalmente planejadas para a revitalização das zonas mais desfavorecidas. Tomando como diretriz esses aspectos, as assimetrias regionais poderiam ser "neutralizadas".
Interessante notar a mudança ocorrida na abordagem da política regional, antes moldada de maneira generalizada, visto que desprezava as diferenças regionais existentes no território europeu.
"A implicação desta abordagem tem sido a conscientização de que as estratégias de desenvolvimento não tem de ser as mesmas para todos os tipos de região, nem tem de seguir as mesmas pisadas dos primeiros países desenvolvidos" (Pg 13)
Uma política regional eficaz da UE não pode ser concebida sem a existência de uma cooperação entre as ações dos Estados-Membros e União Européia. O texto identifica essa problemática, visto que as prioridades do âmbito nacional e regional se opõem com frequência.
Portanto, podemos concluir que apesar da alta coesão existente entre os membros da UE, a questão do desenvolvimento regional ainda é um obstáculo para a completa integração da mesma.
Izabella Prosdocimo -3ºRIV - RA:4103009
Nenhum comentário:
Postar um comentário