terça-feira, 10 de agosto de 2010

Adaptação dos clusters à realidade brasileira

Atualmente podemos afirmar que há uma boa estabilidade macroeconômica no Brasil, o que propicia certa segurança para planejamentos de longo prazo das empresas, no entanto falta uma política social de base consistente para reforçar a microeconomia, pois toda a sociedade deve estar inserida no contexto do crescimento econômico do país.

Por outro lado a comunidade empresarial brasileira ainda precisa se conscientizar de que a responsabilidade pelas políticas econômicas não é só governamental. Os grandes empresários, além de dar sugestões ao governo, devem também procurar empreender na formação de cluster de negócios.

Michael Porter, um dos maiores especialistas de cluster no mundo, define clusters como sendo "concentrações geográficas de empresas de determinado setor de atividade e organizações correlatas, de fornecedores de insumos a instituições de ensino e clientes".

O cluster evidencia tanto a concorrência como a cooperação: as empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos, como por exemplo, formação de consórcio de exportação, compartilhamento de fretes e tratamento de matéria prima, aumentado a produtividade das empresas da região e estimulando a formação de novas empresas, reforçando e expandindo o próprio cluster.

A proximidade das empresas faz as mesmas interagirem com efeitos positivos. Esta concentração cria um mercado de trabalho especializado, atrai fornecedores de diversos tipos e gera um ambiente de disseminação de tecnologias. O que uma empresa faz no cluster, as outras ficam sabendo informalmente e também adotam, contribuindo para aumentar a competitividade da região automaticamente.


“A única maneira de criar riqueza na sociedade é pelas empresas. Logo, temos de concentrar muita atenção no Brasil onde a riqueza é, de fato, criada. Um elemento central da produtividade no sentido microeconômico é a influência dos clusters. Um cluster existe não quando há uma empresa ou poucas empresas num setor, mas sim todo um grupo de empresas localizadas numa área geográfica relativamente pequena, apoiando-se mutuamente.”
Michael Porter


Priscila Haddad 3° RI Noturno

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