- Andrew Copus.
No artigo escrito por Andrew Copus, é debatido como as distâncias podem aumentar os custos de produção, já que estes estão associados à localização ou ao transporte.
No entanto, o autor não cita apenas as distâncias físicas existentes entre centro e periferia, ele questiona também como a distância tecnológica, ou a ausência do desenvolvimento tecnológico acarreta em uma maior debilidade de certas regiões. Nas palavras do autor, “os benefícios de uma certa localização podem ver-se reduzidos ou alterados devido a fatores não tão ligados à localização territorial, como os efeitos de um insuficiente ou deficiente desenvolvimento das novas tecnologias de informação e as comunicações, ou a deficiente configuração, grau de desenvolvimento ou funcionamento das redes que conectam aos empresários locais, as agências ou organizações de desenvolvimento, e os fluxos de informação e os mercados”.
Ao ler este artigo, recordei de uma matéria veiculada pela revista Superinteressante, em abril de 2010, intitulada “Enlarge your PIB: banda larga faz a economia crescer”, onde era analisado o desenvolvimento regional de certa região dos EUA no século XIX e seu desenvolvimento após a chegada da estrada de ferro, com o desenvolvimento desta mesma região, atualmente, após a chegada da internet banda larga. Segundo o artigo, “se as estradas de ferro criaram riqueza onde antes não havia nada, as de fibra ótica estão fazendo a mesma coisa agora”.
Retornando ao texto de Copus, “a importância das novas tecnologias da informação e as comunicações e o desenvolvimento do comércio eletrônico são, com frequência, considerados meios para nivelar os desequilíbrios entre territórios contrais e periféricos”. Essa é uma das políticas discutidas na União Europeia que poderia ser discutida em qualquer rincão da terra, visando um maior desenvolvimento e integração regional.
A reportagem encontra-se disponível no link abaixo:
http://super.abril.com.br/tecnologia/enlarge-your-pib-banda-larga-faz-economia-crescer-552080.shtml
Alexandre Ap. de Souza Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário