A era da globalização nos permite vivenciar um processo de intensificação de cooperação entre os vários países. É compreensível então, por esse ponto de vista, o fato de existir uma preocupação tão grande sobre os mais variados meios de buscar entender o modo pelo qual essa cooperação se dá. Como também foi dito no texto lido, o interesse pelo desenvolvimento local tem crescido a ponto de chamar a atenção de organizações mundiais como o Banco Mundial, para um olhar mais aprofundado sobre o assunto.
O autor se propõe a examinar estratégias de promoção de clusters, politica de localização, e a relevancia do conceito de competitividade sistêmica.
Ele se utiliza desta análise para elucidar a importância que o processo de localização de empresas traz para as áreas a serem beneficiadas, e como o mesmo processo é utilizado por industrias multinacionais, que reconhecendo sua importancia crescente, cada vez mais tentam tirar vantagem do processo.
Apesar de lidar com o ramo empresarial de maneira mais aparente, pode-se encontrar elementos que nos ajudarão no desenvolvimento da disciplina e que nos ajudarão a entender como a UE tenta lidar com as diferenças entre seus membros e se de fato existe algum esforço para que essas diferenças sejam aproveitadas em prol do bem do grupo.
É sabido que existem ainda muitas diferenças, principalmente economicas, no bloco europeu e que devido à essas diferenças muitas das decisões tomadas como bloco, para regular o seu funcionamento, como medidas fiscais comuns, tem efeito diferenciado em cada unidade da união e afeta de maneira diferenciada também o seu desenvolvimento.
Por isso a importância de uma visão mais regionalizada quando tratar-se de desenvolvimento do bloco. O texto nos mostra a importância do tratamento "personalizado".
Ensina-nos a interpretar as situações e através desse procedimento discutir possíveis alternativas para o crescimento de certa região, utilizando as ferramentas apresentadas para que se em certa localidade existe condições de se aplicar os instrumentos, saber qual ferramenta utilizar.
Resumindo, o texto serve como um começo promissor para a nossa disciplina já que nós mune de conhecimento para que possamos analisar com mais propriedade o que o curso se presta a fazer.
Pedro Donnini 4205508 3ºRIN
Nenhum comentário:
Postar um comentário