segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estratégias de desenv. regional: clusters, pol. de localização e competitividade sistêmica

A intensificação do processo de globalização, as crises, a perda de postos de trabalho, despertaram em países e regiões a necessidade de agir para retomar ou estimular crescimento e competitividade, para atrair ou resgatar investimentos.
O texto de Jorg Meyer-Staner expõe modelos estruturais de desenvolvimento local, os clusters, atraves dos quais é possivel reconhecer inclusive o pólo calçadista de Franca. Os meios de comunicação da cidade estão constantemente divulgando as conquistas e oscilações deste mercado, como a concorrência de calçados chineses, a diminuição ou aumento de exportações, a conquista de novos mercados, as novidades na produção. Em regiões produtivas como Franca é fácil perceber a dependência de grande parte da população por sua determinada atividade economica, e das necessidades e possibilidades para crescimento destes setores.
O texto traz diversos fatores e questões que influenciam, são critérios que atraem empresas, investidores e empreendedores. Estes fatores se diversificam cada mais. Educação, qualidade de vida, lazer, meio-ambiente, impostos e incentivos fiscais, além da localização são fatores para decisão. Sendo assim, a iniciativa privada, através de associações comerciais e industriais e sindicatos tem papel importante, mas vale destacar a iniciar pública, que através de seu modelo de governo pode criar condições favoráveis para o desenvolvimento local e regional, mantendo postos de trabalho, gerando desenvolvimento industrial, comercial, social e economico. Beatriz Flório Pereira - 3º RIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário