O que é Cluster? Traduzindo do inglês, o termo cluster significa, aglomeração, grupo. Segundo o resultado mais relevante do google, na Wikipedia, Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. E o que é Sistema distribuído? De acordo com um dos precursores da internet (Paul Baran), Sistema distribuído, ou mesmo "rede distribuída" é uma rede descentralizada, ou como diria Augusto de Franco "multicentralizada", ou seja, não possui um só centro, possui vários pequenos centros formatados em pequenos clusters.
Ok, mas o que todo esse papo complicado tem a ver com Franca, localizada no interior de São Paulo, quase Minas? Na cidade de Franca ocorre com o setor calçadista o que Jörg Meyer-Stamer classifica como "Cluster de sobrevivência" que é um fenômeno "pertencente ao setor informal da economia, é constituído por microempresas de subsistência com determinadas características que se destacam: capital social modesto, grande desconfiança entre empresas, concorrência ruinosa e mínima capacidade de inovação." obviamente que há empresas que são exceção, no entanto, o setor calçadista é marcado pela constante entrada e saída de empresas do cenário produtivo, o que também é uma característica desse tipo de agrupamento.
Segundo o próprio Meyer-Stamer, é difícil quebrar esse ciclo vicioso e torná-lo virtuoso, uma vez que há muita dificuldade em os empresários cooperarem para que possam construir um cluster mais benéfico à todas as empresas. Muitas vezes o que cria esse baixo índice de confiança é a baixa escolaridade dos empresários, que apesar de serem "empreendedores natos", deixam a desejar no quesito profissionalização das empresas, então grande parte das empresas são empresas familiares, nas quais só trabalham pessoas ou da família, ou "amigos", pois estas são de confiança.
No entanto, as perspectivas para Franca são boas, pois as gerações de empresários mudam, e com isso é acrescentado uma visão mais atualizada e estratégica, e também há o fator de que o setor industrial de Franca é completo, tem desde indústrias de base, até mesmo os mínimos componentes dos calçados, o que já demonstra uma possível saída do cluster de sobrevivência, que na maior parte das vezes é nocivo ao mercado como um sistema, como um todo sustentável.
Para entender mais sobre a cadeia produtiva de Franca consulte o artigo: www.facef.br/ipes/Cluster_e_a_Cadeia_Produtiva.PDF
Orion Joss
Nenhum comentário:
Postar um comentário