segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Los Nuevos Factores para el Desarrollo de los Territorios

Atualmente encontramos nos grandes centros urbanos um fenômeno inverso do que em épocas atrás. As grandes empresas estão mudando a sua estrutura econômica e se mudando para territórios mais interioranos.Essa ruptura no padrão de fixação das empresas está relaconado com os fatores de localização. Antigamente as empresas buscavam se estabelecer em lugares de grande aglomeração, boa infra-estrutura e eficiente meios de comunicação. Hoje em dia, na busca de maior competitividade econõmica , os fatores locacionais apresentam menor grau de importância.
Os fatores locacionais estão diretamente associados ao desenvolvimento dos territórios, já que uma localização previlegiada, infra-estrutura eficiente, consequentemente contribui´para o desenvolvimento econômico e social da região. Porém, o desenvolvimento dos territórios não está somente associado a fatores de localização, já que economias isoladas e sem acessibilidade estão apresentando indíces de desenvolvimento melhores que regiões de fácil acesso.
Depreende-se que com o desenvolvimento tecnológico da informação, as barreiras distanciais estão sendo quebradas. O que favorece o desenvolvimento de regiões periféricas e suas MPES. Ainda é muito precário e frágil esse tipo de desenvolvimento tecnológico, já que para sua criação e manutenção ele exige capital social especializado e investimento em educação, estes, precários em regiões mais distantes.
Conclui-se que o desenvolvimento dos territórios deve levar em consideração tanto fatores de localização quanto fatores não espaciais.Devem ser estudados  também as fragilidades e especialidade de cada economia local, pois nem sempre globalização e acessibilidade são sinõnimos de desenvolvimento real.

Thais Caroline Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário