quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Europa de muitos endereços


O estudo da Europa como um bloco é, na atualidade, mais considerado do que o das nações européias separadamente, visto que, essa, tal como está estruturada, encontra-se diretamente afetada nas relações entre os Estados que pertencem ao que podemos chamar de mundo globalizado e as potências e regiões que estão aquém desse sistema.


Entretanto, devem ser consideradas questões tais como a do poder que algumas de suas nações representam frente ao cenário internacional, de forma a assegurar uma influência e uma iniciativa que, por vezes, a União Européia não possui, além da diversidade intra-bloco existente.


O Leste Europeu, a Europa Central e a Europa Oriental compõem uma multiplicidade de traços políticos e territoriais na história da integração regional, sobrepondo no mesmo espaço, um conjunto de denominações distintas, flutuantes e até exuberantes.


Além disso, cumpre ressaltar que, raramente ocorre que um habitante de um país europeu defina-se como “europeu” ao invés de se afirmar francês, espanhol, holandês ou polonês. Dessa forma, dada a atual conjuntura européia, após o processo de alargamento, falar com coesão territorial no continente demanda atenção e cuidado para com as ressalvas supracitadas.


Leticia Carvalho 4RIV - RA: 4104007 

Nenhum comentário:

Postar um comentário