O texto trabalhado, Coesão territorial na Europa, reúne estudos realizados pelo Grupo de Estudos Políticos Europeus (GEPE), e tem como objetivo a solução do impasse enfrentado pelas políticas de integração na Europa.
De acordo com tal relatório, a coesão é utilizada para diminuir as disparidades existentes entre diferentes regiões desse bloco de países. Entretanto, o maior problema para se conseguir essa coesão consiste na determinação do nível de influencia de um órgão criado para com este intuito, havendo divergências de opinião entre as autoridades em relação ao grau de intervenção que deveria ser utilizado.
O autor aponta sete razões para a insuficiência da coesão territorial, entre elas a ausência de grandes cidades nas regiões periféricas, atenção insuficiente às diferentes dimensões de uma estratégia de desenvolvimento regional e o fato de que não há nenhum controle para aglomeração nos centros.
Sendo assim, as ações no âmbito da UE são limitadas, porém ela pode desempenhar funções importantes na elaboração de políticas como o fornecimento de recursos a nível regional.
Portanto, podemos concluir que apesar da alta coesão existente entre os membros da UE, a questão do desenvolvimento regional ainda é um desafio para a integração completa do bloco.
Laerte Apolinário Júnior R.A 4105008
Nenhum comentário:
Postar um comentário