segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Materialidade ao desenvolvimento regional

Seguindo a mesma lógica dos textos anteriores, "Coesão Territorial na Europa" remarca a importância da esfera local para o desenvolvimento regional e na União Européia. As políticas de desenvolvimento, entretanto, não devem implicar em assimetrias no interior do bloco, mas sim a melhoria das condições econômicas e sociais de forma uniforme.

Nesse sentido, é necessário pensar que as propostas feitas no texto não são simples devaneios utópicos; ao contrário, percebe-se um esforço do GEPE (Grupo de Estudos Políticos Europeus) em colocar as assimetrias já existentes no bloco através de dados empíricos e em apresentar propostas reais para que o desenvolvimento europeu esteja em consonância com princípios igualitários e democráticos.

Uma saída interessante para a UE pode vir do Brasil (se é que algum programa semelhante já não existe no bloco). Na semana passada, foi divulgado que tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados um projeto de incentivo às ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação), cujas finalidades são, entre outras, a atração de investimentos externos, a redução de desequilíbrios regionais e a promoção do desenvolvimento econômico e social do país, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Embora não esteja em território europeu, esse exemplo aponta que é possível aliar o dsenvolvimento regional ao nacional sem prejuízos para ambas as partes.

Isabella Soares Curce - 3ºRIV

Nenhum comentário:

Postar um comentário