segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Coesão Territorial na Europa

A União Européia é um bloco econômico, social e político formado por Estados Europeus que visam o fortalecimento no cenário internacional. Este modelo econômico " sucesso" é copiado por diversas regiões em todo mundo. Porém ,ainda existe no bloco grandes e graves problemas advindos da integração regional. Dentre eles, está o problema de falta de coesão territoriasl entre os Estados membros.
A coesão territorial, associada também à coesão econômica e social, caracteriza-se pela convergência, em sentido de desenvolvimento e padrões de vida semelhante, entre os estados associados ao bloco. Entretanto, as diferenças existentes entre Estados e principalmente entre regiões nos mostra um panorama crescente de desigualdades dentro da União Européia. Os principais problemas são o PIB, PCC, as taxas de desenprego, escolarização e densidade demográfica. Esses fatores, inviabilizam o desenvolvimento integracional como um todo e causa diversos problemas estruturais nos Estados participantes. Exemplos disto seriam as grandes conurbações e êxito rural, prejudicando assim o bloco como um todo.
Estratégias Regionais e o surgimento de agências de desenvolvimento local devem ser priorizadas a curto prazo, para que não ocorra maiores problemas locacionais, econõmicos e sociais no futuro. O investimento em P&D no âmbito regional deve ser incentivado para controlar a emigração, o trânsito e as desigualdades regionais. Por fim, a especialidade de cada região deve ser investigada e preservada, promovendo assim a potencialidade de cada região e sua interdependência com as demais.

Thais Caroline Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário