segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Avaliação da política regional da UE

       A edição da revista Panorama preocupa-se em apresentar as principais alterações na situação dos países da União Européia após a aplicação de programas descritos em outros textos, tais como URBAN e INTERREG. Através do levantamento de informações sobre aspectos econômicos e sociais, podemos observar que as políticas de coesão vem cada vez mais se desenvolvendo de acordo com as necessidades dos países e consequentemente acabam por alcançar grande êxito no âmbito do desenvolvimento regional.

       Constata-se que as políticas de coesão estão contribuindo para a diminuição das disparidades entre os Estados-Membros e regiões da UE em termos de PIB. O mais interessante é que esse desenvolvimento econômico é fortemente conectado ao social, ao mesmo tempo em que se desenvolve a economia dos países, os cidadãos participam desse crescimento, usufruem dele. Dessa forma, concluimos que o sucesso dessas políticas se deve aos programas de desenvolvimento regional voltados para a reestruturação dos aspectos econômicos atrelados aos sociais dos países. O que também fica evidente através da leitura dos textos é que as políticas de coesão acabam por influenciar positivamente toda a União Européia, não somente as regiões beneficiárias.

       A avaliação das políticas de coesão é de extrema importância, visto que além de expor os principais resultados, permite abrir os olhos para a necessidade de melhoria em alguns pontos, como por exemplo a idéia obrigar os governos da UE a definir em termos práticos os objetivos esperados do financiamento com o intuito de facilitar a implementação de medidas e a percepção da necessidade de uma maior ênfase no apoio às potencialidades das regiões.

Izabella Prosdocimo - 3RI Vespertino - RA:4103009
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário