segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Iniciativa Comunitária Interreg

Depois de ler o texto sobre o Urban, o texto do Interreg me pareceu um avanço no primeiro programa. Com um enfoque diferente, o Interreg visa reforçar a coesão econômica e social da União Europeia, promovendo cooperação tranfronteiriça, transnacional e inter-regional, atingindo assim, o desenvolvimento equilibrado do território europeu.

O texto é bastante oportuno para nós como futuros analistas das relações internacionais, pois fomenta a cooperação principalmente nas áreas fronteiriças, pois, além de serem regiões periféricas com um menor grau de desenvolvimento, também tem os problemas de diferenças culturais, econômicas, regionais com os países vizinhos. Esse problema se agrava quando as fronteiras são entre um país-membro e um país externo à UE.

Através de inúmeros exemplos concretos, o texto mostra os benefícios trazidos pela coperação entre as regiões, e serve como modelo/exemplo para regiões que sofrem com as disparidades regionais e problemas fronteiriços como é o caso do Brasil, por exemplo. Dessa maneira, cabe principalmente a nós, profissionais de RI, sermos capacitados e termos essa visão ampla da cooperação e parceria de benefícios mútuos, para abrir novas portas e resolver muitos problemas enfrentados por diversos setores da economia, mas que também se estenda em benefício da comunidade local, meio ambiente, etc. Ou seja, fica clara a necessidade de uma abordagem integrada, para atender a crescente complexidade de temas que são necessários se levar em conta para um desenvolvimento regional.

Portanto, o que eu achei mais interessante no texto é a importância que o Interreg dá a cooperação, ao compartilhamento de informações, estratégias e programas de desenvolvimentos comuns que garanta o desenvolvimento mais igualitário do território europeu e assegure um desenvolvimento sustentável (no sentido não apenas ambiental da expressão, mas também no sentido da continuidade e capacidade de continuidade) e equilibrado do território europeu, bem como garantir uma maior integração do território e dos países vizinhos.

Marina Silva e Silva - 3º RI vespertino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário