À mesma maneira de outros projetos de desenvolvimento regional, como o URBAN e o INTERREG, o FEDER tem como objetivos principais o desenvolvimento regional e a redução das disparidades sociais, culturais e econômicas existentes dentro do bloco da União Européia.
Porém, a metodologia a ser utilizada pelo FEDER se difere dos outros em um aspecto, que condiz em como serão investidos os recursos do fundo. Esse projeto baseia-se na prospecção de dados e de cenários, baseados nos projetos já existentes, para obter maior sucesso no desenvolvimento da região baseado em investimentos predeterminados.
Isso mostra como são importantes os estudos e a identificação das principais necessidades e potenciais de uma determinada região, para que o desenvolvimento da mesma seja feito de uma maneira muito mais eficiente, sustentável e consciente, assim trazendo benefícios em todos os aspectos.
Temos o exemplo finlandês, da cidade de Lahti, que possui um grande potencial para desenvolvimento de energia limpa e que com os investimentos feitos pelo FEDER, pode reascender sua economia de uma maneira sustentável. Tal exemplo poderia ser seguido pelo Brasil, país no qual existem as mais diversas regiões, com os mais diversos potenciais e todos com muitas necessidades básicas, para que o país se desenvolva integralmente.
André Rossi Callegari
3°RI Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário