domingo, 17 de outubro de 2010

Avaliação, Informação e Políticas de Desenvolvimento Regional


Como se pôde notar nos projetos analisados anteriormente (URBAN e INTERREG), o desenvolvimento das potencialidades econômicas de cada região vem sempre atrelado ao desenvolvimento sócio-ambiental das mesmas, garantindo uma elevação da qualidade de vida de seus habitantes. Esse fato pode ser um dos elementos que permitem, através das políticas regionais, chamar a atenção de autoridades políticas e da própria população para o trato das políticas regionais.
É interessante notar também que há flexibilidade na aplicação das políticas de coesão, o que permite que novos elementos sejam a elas incorporados mesmo não tendo sido previamente estabelecidos. Essa maleabilidade cria a possibilidade de uma resposta mais instantânea a problemas cujo surgimento seja posterior à formulação dessas políticas.
Logo, tanto com relação à integração das autoridades políticas e da população à execução das políticas regionais, como com relação à sua adaptação a diferentes realidades, a divulgação das informações acerca dos projetos já executados, com suas debilidades e forças, faz-se de extrema importância. Deste modo, poderão ser aprimorados os projetos, mesmo antes de sua aplicação, com base em experiências anteriores, bem como se torna possível o acesso a essas experiências para aqueles que não estão diretamente ligados a um projeto. A divulgação das informações torna-se, nesse contexto, promoção e instrumento da política regional.
Nayara Cristina Costa 3º RI Vespertino

Nenhum comentário:

Postar um comentário