segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Avaliação da Política Regional – Conteúdos e Resultados.

A Política de Coesão não se traduziu apenas no apoio ao crescimento do PIB e na ajuda às regiões para poderem desenvolver o seu potencial econômico. Esta política contribuiu para garantir que todos os cidadãos tirassem partido do crescimento econômico, independentemente de onde vivem. O desenvolvimento ocorreu de forma equilibrada nos diferentes territórios, preservando os elementos físicos e naturais das regiões. A questão futura que se coloca é de saber de que forma as regiões podem aproveitar os desafios colocados pelas alterações climáticas e da proteção ambiental para reforçar a competitividade das suas empresas nos mercados mundiais.

A Política de Coesão contribuiu para que a atenção política se centrasse nos problemas críticos de desenvolvimento regional e para incentivar o trabalho das pessoas no sentido de resolver seus problemas. Além disso, resultou numa melhoria dos principais indicadores macroeconômicos, os fundos europeus ajudaram a melhorar gradualmente a qualidade da infra-estrutura, melhorando também o nível de governança e de administração.

Para a União Europeia, é necessário desenvolver as economias regionais com base no conhecimento, na inovação e na sustentabilidade, pois desta forma, seus países membros serão capazes de sustentar a competitividade e a inovação de suas regiões, já que o crescimento de uma determinada região conduzirá a criação de emprego em uma outra região, contribuindo para o progresso europeu.

Alexandre Ap. de Souza Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário