O Projeto Urban, que atualmente abrange por volta de 70 cidades de diversas localidades da União Européia, é uma iniciativa pensada para viabilizar o desenvolvimento regional dessas cidades, dando ênfase à uma melhora cultural, educacional e técnica dos moradores, capacitando-os assim a uma inserção no mercado de trabalho, ou até mesmo apenas visando uma melhora na qualidade de vida das pessoas abrangidas pelo programa. As áreas escolhidas para a implementação de núcleos são aquelas mais atrasadas do ponto de vista sócio-econômico e cultural. Dessa forma, a maneira utilizada para se escolher estes locais leva em conta certos indicadores de um "subdesenvolvimento" regional, tal como altas taxas de criminalidade, exclusão econômica e cultural, degradação ambiental, desemprego, disparidade na renda, entre outras.
Os pontos positivos do programa a serem destacados, em minha opinião, são dois:
- A estrutura decisória ser referente a cada núcleo, geralmente com a participação de órgãos do governo e da comunidade locais. Dessa forma, as decisões tomadas atingem com mais eficiência as especificidades de cada região. Isso torna o projeto mais dinâmico e direto.
- Possibilidade de intercâmbio das práticas, medidas e resultados entre os diversos núcleos. Essa interação entre diversos locais pode levar à uma futura colaboração em níveis mais altos daquelas sociedades e assim as desenvolver localmente e regionalmente.
Penso que este exemplo deveria ser estudado com muito interesse pelos governantes de nosso país. Entretanto, o que é visto por aqui é a proliferação de programas do tipo Bolsa-Esmola, que não levam a nenhuma evolução daqueles marginalizados que foram beneficiados pelo programa. Não há uma melhora cultural, técnica ou profissional, diferente dos resultados obtidos pelo projeto URBAN. A velha máxima de que "é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe" parece ser uma inverdade no Brasil. E o que mais me entristece em toda essa história é o fato de eu não conseguir vislumbrar a possibilidade de mudança no médio prazo nacional, independentemente do governo a ser escolhido nessa ou nas próximas eleições.
Arthur Rehder da Cunha Patuci - 4100308 - 3o RIV
Nenhum comentário:
Postar um comentário