Na análise da União Européia encontra-se uma pluralidade crescente em seu território, e conseqüentemente níveis díspares de desenvolvimento. E são nas zonas urbanas que se encontram problemas como exclusão social, criminalidade, degradação do meio ambiente, etc. Ademais, nota-se a importância das cidades sobre a União Européia, visto que concentram as atividades econômicas do bloco.
Nesse contexto, foi implementado o projeto URBAN, na tentativa de reabilitar cidades com problemas causados pelo rápido processo de urbanização sofrido. Busca-se reforçar a competitividade local, combater a exclusão social oferecendo oportunidades e qualidade de vida aos grupos marginalizados, e recuperar física e ambientalmente as regiões.
Além do suporte financeiro, o projeto é levado a cabo através de parcerias entre as autoridades locais e a comunidade, ressaltando a importância da descentralização de poder e a troca de experiências entre as zonas urbanas para o sucesso do projeto. Esse modelo permite às regiões participarem ativamente no desenvolvimento das políticas públicas, sua execução e aprimoramento.
Pode-se inferir também que o projeto URBAN é um modelo que pode ser adaptado à outras realidades que não a européia, engendrando um desenvolvimento sustentável em áreas mais desvalidas do globo.
Fabricio A. Jorge
Nenhum comentário:
Postar um comentário