segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Parcerias com as Cidades – A Iniciativa Comunitária URBAN

São nas cidades europeias que se concentram a riqueza, o conhecimento e a capacidade técnica, além de centros de prestação de serviços públicos. Entretanto, encontramos nos centros urbanos exclusão econômica e social, degradação do ambiente, superpovoamento, criminalidade, intolerância, racismo e a perda da identidade local. Por esta razão, são as zonas urbanas os locais estratégicos para a persecução de objetivos europeus comuns.
Inseridos na Política de Coesão Europeia temos:
- O Objetivo 1: que ajuda as regiões com atraso de desenvolvimento a se recuperar, dotando estas regiões com infra-estruturas básicas, como transportes, telecomunicações, formação, educação, saúde, abastecimento de água, energia e tratamento de resíduos, além do incentivo ao investimento na atividade empresarial e econômica.

- O Objetivo 2: destina-se a apoiar a reconversão econômica e social em zonas que se defrontam com dificuldades estruturais, nomeadamente as que se prendem com a reestruturação industrial e com as zonas urbanas em dificuldade, sendo o principal foco, o declínio das atividades econômicas tradicionais, o que exige o desenvolvimento de alternativas.

- O Objetivo 3: centra-se na modernização e promoção de empregos, visando o combate da exclusão social.
Os problemas da iniciativa comunitária URBAN são geridos a nível local, perto das pessoas e dos seus problemas, as zonas URBAN estão sendo preparadas para ajudar-se a si próprias, aumentando a competitividade e combatendo a exclusão social.

Alexandre Ap. de Souza Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário