terça-feira, 21 de setembro de 2010

A iniciativa URBAN como política de coesão


Com os altos índices de ocupação das cidades, a formulação de políticas voltadas para o desenvolvimento das áreas urbanas tem extrema importância, já que são nessas áreas que se encontram obstáculos estratégicos para alcançar melhores níveis coesão econômica, social e territorial. Em sua política de coesão, a União Européia incorporou iniciativas voltadas à valorização e parcerias com as cidades, destacando-se a iniciativa URBAN.
As cidades na Europa, especialmente as áreas periféricas, vêm enfrentando uma série de desafios, como altos índices de desemprego e criminalidade, exclusão social, baixos níveis de educação e atividade econômica, e degradação ambiental. Tais problemas não apenas prejudicam o bem-estar da população, como também caracterizam um obstáculo ao desenvolvimento.
A iniciativa URBAN tem por objetivo promover o aumento da competitividade, a inserção social, e a recuperação de áreas de fragilidade ambiental e social nas cidades. Possui papel de destaque por buscar tratar essas questões através de uma abordagem integrada, além de estabelecer parceria com as autoridades e comunidades locais, promovendo a sustentabilidade.
A iniciativa URBAN é um tipo de política horizontal que tem surtido efeitos positivos na União Européia, no entanto, devemos entender que trata-se de um bloco política e economicamente sólido. Isso implica dizer que a idéia, a essência, da iniciativa pode ser transplantada para outros arranjos de integração, porém sua estrutura não pode ser replicada, devendo ser levado em consideração as assimetrias sócio-econômicas presentes.

Isabella Cristina Menezes Mota 3ºRIV

Nenhum comentário:

Postar um comentário