segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os diversos programas europeus que buscam a coesão social e econômica

   Em um continente que engloba tantas realidades diferentes, a coesão em diversos níveis é a arma encontrada para eliminar as diferenças tão aparentes. Com isso, a criação dos mais diversos programas com o intuito de amenizar ou mesmo extinguir tais desigualdades se faz necessária quando estes problemas começam a afetar o desenvolvimento local e também da Comunidade como um todo.
   A partir disso são desenvolvidos diversos projetos como a URBAN, a URBAL, e o FEDER, e tantos outros.
   O foco da URBAL é a troca de experiência entre Europa e América Latina em relação a projetos de desenvolvimento sustentável em diversos âmbitos. Tal programa é dividido em 13 Redes, cada qual responsável por desenvolver trabalhos sobre determinado tema e, através da troca de experiência entre diversas localidades, lapidar e melhorar os mesmos. Com isso, a coesão territorial da Europa é alcançada através dessa troca de dados e os reflexos na América Latina desses investimentos europeus podem ser observados no desenvolvimento das regiões participantes do programa.
  O FEDER, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, foca seus esforços no desenvolvimento econômico da União como um todo, direcionando seus investimentos às áreas que mais necessitam buscando um desenvolvimento harmonioso e sustentável através da cooperação tanto em âmbito local como em âmbito regional.
   A URBAN, através da coesão social e econômica, também busca amenizar as desigualdades, porém seu foco se dá no âmbito das pequenas e médias cidades e subúrbios, já que cerca de 80% dos europeus vivem em cidades. Mostrando uma realidade antes negligenciada pelos investimentos proporcionados pelos governos e pela Comunidade, o programa visa à coesão social e econômica das cidades para que, a partir disso, o país, a região e a Comunidade possam alcançar uma igualdade mínima para todos os membros da União.
   Com isso, pode-se observar o esforço da União Europeia em fortalecer seus laços internos, tentando amenizar as disparidades existentes e promover um desenvolvimento sustentável e acessível a todos os níveis, desde o local, como bairros e pequenos municípios, como as macrorregiões.

Marco Trindade
4202908

Nenhum comentário:

Postar um comentário