segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Regiões Ultraperiféricas

As regiões ultraperiféricas da União Europeia, aquelas que além de estarem distantes dos grandes centros do continente possuem ainda mais dificuldades de comunicação com o mesmo, são alvos de intensos esforços por parte da União no que tange a coesão territorial e econômica para com todos os países pertencentes a esta denominação, como Açores e Ilhas Canárias.
O foco da coesão direcionado para estas regiões se dá através da investigação e inovação de setores com valor altamente agregado comoo agroalimentar, energias renováveis, astrofísica, ciência aeroespacial, oceanografia,  vulcanologia, sismologia ou o estudo dos efeitos das alterações climáticas”.
Assim, estas regiões tornam-se alvo de investimentos por parte da União no que tange ao desenvolvimento de novas tecnologias e estudos em territórios com vantagens naturais as quais são aproveitadas no decorrer dos trabalhos para originar estudos não existentes em outras partes do globo, conectando essas áreas aos grandes centros.
Por isso, a publicação estudada mostra as experiências concretas neste sentido e exemplifica as possibilidades de evolução de tais regiões. Assim, o desenvolvimento observado se dá através do investimento em conhecimento, capital intelectual, para o surgimento de inovações.

Marco Trindade
4202908

Nenhum comentário:

Postar um comentário