A concepção do texto de AndreW K. Copus apresenta uma concepção que retira do conceito de perifericidade a predominância da questão geográfica; O desenvolvimento sem precedentes das telecomunicações e dos transportes assim o fazem. Assim, emergem os “novos fatores do desenvolvimento territorial”, outros fatores que não a distância física.
Aquele determinismo em torno do desenvolvimento estritamente associado à localização geográfica desparece; cada vez mais o “desenvolvimento” ou “não-desenvolvimento” se desvincula da perifericidade espacial e se associa com planejamento e as práticas da região; A gestão público-privada mostra-se muito mais determinante para a prosperidade de uma região do que a sua localização.
Desvinculadas as questões localizacionais da dinâmica de desenvolvimento de uma região, são definidos cinco fatores centrais para explicar esse desenvolvimento: as tecnologias de informação e comunicação; o capital social; o governo territorial; o nível de inovação das empresas; e o nível de integração com as redes locais.
Ricardo S.Toniollo - 4101508
Nenhum comentário:
Postar um comentário