terça-feira, 9 de novembro de 2010

Desenvolvimento Regional entre Regiões da UE

       Os programas já estudados de desenvolvimento regional sempre visavam combater a concentração da renda, da produção etc. Entretanto, a concentração da tecnologia e das pesquisas passava meio desapercebida. Além dos projetos desse programa serem mais voltados para esse aspecto, a iniciativa que mais chama a atenção na minha opinião é a chamada CLOE (Clusters Linked over Europe), pois trata exatamente de uma redistribuição ou compartilhamento de avanços tecnológicos entre as diversas regiões da União Européia. Utilizando-se dos Clusters para isso, há um intercâmbio de informações, dados, pesquisas entre diversos clusters de diferentes áreas, retirando-os de seu isolamento anterior em relação uns aos outros. Dessa forma, o desenvolvimento e as inovações aparecem mais rapidamente e com mais eficácia quando há uma comparação entre os programas, os resultados obtidos, os ajustes necessários pra cada localidade.
       Considero uma redistribuição pois os projetos contam com a ajuda daqueles pólos mais avançados, nitidamente concentrados, se notarmos a informação citada no texto de que 94 dos 100 maiores e mais desenvolvidos pólos estão concentrados naqueles 15 primeiros países. A contribuição desses pólos desenvolvidos com os pólos em desenvolvimento é louvável e de extrema utilidade, dando um impulso inicial que recoloca certas regiôes em condição de disputar um mercado, seja local, regional ou continental, como visto no caso dos marceneiros italianos auxiliados por peritos austríacos, ou então a parceria de uma empresa da Estônia com um já consolidado grupo finlandês da mesma área de produção de material para casas pré-fabricadas.  
       Outro ponto a ser citado na brochura é uma desfocalização de apenas (ou principalmente) uma área, obviamente a econômica, como era de praxe nos outros programas. Em "As Regiões e a Mudança Econômica" há uma abrangência maior de questões, explicitado na passagem dos 30 temas principais. O programa muda o enfoque pra setores como os de biotecnologia, inovação energética, desenvolvimento de programas sustentáveis, passando por questões concernentes à saúde. Sem dúvida, podemos considerar um avanço se comparado aos outros programas, e que provavelmente surtirá maior efeito no período pré-estabelecido.

Arthur Rehder da Cunha Patuci       -       R.A.: 4100308    -    Vespertino

Nenhum comentário:

Postar um comentário