segunda-feira, 8 de novembro de 2010

“As regiões e a mudança econômica”

As orientações estratégicas comunitárias e os programas da política de coesão para 2007-2013 são alvos de grandes montantes de investimentos que visam reforçar cada vez mais a ligação entre a convergência econômica regional e a modernização. Neste ínterim, surge a iniciativa denominada “As regiões e a mudança econômica”, no sentido de apoiar tal modernização das regiões e fomentar a competitividade dessas no contexto da parceria para o crescimento e o emprego.

Dentro da lógica proposta pela iniciativa, as redes que participam desta selecionam temas de desenvolvimento que mais lhes interessam, expandindo-os pelos Estados-Membros do bloco e promovendo-os com o co-financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Tais temas são dos mais variados, indo desde questões infra-estruturais, transportes e indústrias até questões ambientais e referentes às migrações.

Entretanto sabe-se que muito embora tais programas sejam incentivados e financiados, a atual conjuntura européia vem demonstrando determinados desequilíbrios bastante evidentes em diversas regiões do bloco.

A exemplo de tais desequilíbrios pode-se ressaltar o processo de relativa reversão dos ganhos sociais observado em países como a Grécia, a Espanha e Portugal, que se dá como um efeito dominó diante das tentativas dos governos em manter os padrões de vida anteriores. Como conseqüência disso, vemos, outrossim, os conflitos sociais ganhando cada vez mais destaque. “Na Grécia, há uma greve geral afetando em torno de 60% do efetivo, 90% do efetivo público em Atenas, e já atingiu o setor privado. Na Espanha, há sinais de greve geral. Em Portugal os sindicatos rejeitaram o plano de Sócrates, de cortes nas áreas sociais.” (BBC Brasil, 2010, on-line).

Muito embora se observe que as revoltas sociais estão focalizadas em países específicos é indispensável que as iniciativas e programas atuais da União Européia voltem-se para questões como a supracitada no sentido de otimizar a cooperação entre as regiões e evitar que tais revoltas sociais se generalizem.  

Letícia Carvalho 4ºRIV – RA: 4104007

Nenhum comentário:

Postar um comentário