Um dos desdobramentos da politica de coesão europeia foi o fomento para a criação de redes de cooperação em prol da inovação. O programa As regiões e a mudança econômica é um conjunto de ações financiadas pelo Fundo europeu de Desenvolvimento Regional voltada para o desenvolvimento econômico das regiões. Os temas abordados por essa serie de medidas são incentivados a estar em convergência com a agenda de modernização do bloco.
A iniciativa de promoção da inovação é ainda fraca no Mercosul. Temos o Mercosul Digital (http://www.mercosuldigital.org/) que vem se demonstrando como um apoio crescente a inovação tecnológica. Todavia, as tecnologias sociais que podem fazer mudança na estrutura organizacional da governança e melhorar o compartilhamento de ideias e estabelecimento de redes de cooperação no âmbito regional ainda se mostra precário. No Brasil, o apoio a inovação, em diversos segmentos, se mostra pelo lançamento de editais pelos ministérios, como o da Cultura e o da Ciência e Tecnologia. Ainda no Brasil, foi lançada em 2006 a Lei de Inovação Tecnologica, que tem por objetivos:
1) Estimular a criação de ambientes especializados e cooperativos de inovação;
2) Estimular a participação de Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) no processo de inovação;
3) Estimular a inovação nas empresas;
4) Estimular o inventor independente e
5) Estimular a criação de fundos de investimentos para a inovação.
Um dos pontos que me chamou a atenção no texto foi um dos 30 temas prioritários do programa: gerir a migração e facilitar a integração social. Penso na dificuldade que seria se a América do Sul tivesse um grau de integração mais profundo e houvesse realmente um fluxo de pessoas entre os países. Tenho esse pensamento embasado nas noticias de descriminação de nordestinos nas redes sociais. Como pode ser pensado um integração entre as diferentes nacionalidades sul americanas, se os brasileiros estranham e querem expulsar de suas regiões seus compatriotas de outras regiões?
Diego Lopes 3ºRIV RA4105708
Nenhum comentário:
Postar um comentário