terça-feira, 9 de novembro de 2010

As regiões e a mudança econômica

Na elaboração das políticas de coesão da União Européia, atribui-se grande importância à integração entre regiões e cidades, como pode-se observar nas iniciativas Interreg e a rede Urbact. A iniciativa "As regiões e a mudança econômica" procura aproveitar a experiência adquirida nessas duas iniciativas anteriores, trabalhando por uma maior cooperação inter-regional centrada nos temas de desenvolvimento econômico.

Essa política de coesão incentiva a prática da inovação para desenvolver o potencial das regiões européias, através da aplicação dos fundos estruturais, além de abordagens diferentes e ajustadas à diversidade do potencial da inovação regional, e planejamento estratégico, aliados a um forte estímulo no sentido de promover a cooperação inter-regional.

A iniciativa trabalha com quatro vertentes: criação de redes em torno de temas específicos que façam uma ponte entre as políticas da UE e a agenda de modernização; uma vertente acelerada que forneça rapidamente um terreno para testar novas idéias; a integração das redes aos principais programas da Política Regional européia; e uma comunicação reforçada para divulgação e intercâmbio das boas práticas.

Os temas específicos, tratam, num geral, de melhoria na qualificação dos trabalhadores e no sistema de educação, gestão ambiental eficiente e sustentabilidade, promoção da inovação (seja ela tecnológica ou não), integração social e diversificação econômica. A intenção é fomentar a modernização econômica, reforçando a competitividade.

É possível observar a aproximação entre os objetivos dessa inciativa e das diversas outras já vistas, bem como a perspectiva integrada, indicando assim uma congruência entre as políticas de coesão da UE, o que é benéfico por proporcionar maior sinergia no processo de integração.

Isabella C. M. Mota 3º RIV

Nenhum comentário:

Postar um comentário