segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A iniciativa " As regiões e a mudança econômica"

             O conteúdo da brochura "As regiões e a mudança econômica" nos mostra os resultados obtidos através dos diversos programas para o desenvolvimento regional da União Européia, através das estatísticas sobre investigação e desenvolvimento (I&D). Diante desses dados é possível notar que as disparidades, tão combatidas pelas políticas de coesão, ainda são presentes entre os Estados-Membros e as regiões da UE.
             Além disso, o texto reforça a importância do foco no incentivo à inovação para o crescimento da competitividade em regiões prosperas. A preocupação da UE em desenvolver a potencialidade das regiões fica evidente, assim como no texto anterior sobre as regiões ultraperiféricas.
             Desse modo, houve uma mudança. Não se mostra mais prioritário o desenvolvimento apenas de infra estrutura nas regiões, é necessário acoplar aos velhos objetivos as políticas de inovação e extensão de conhecimento. Essas políticas de inovação devem ser coerentes com as potencialidades de cada região, ou seja, dotadas de especificidade. Assim, a Comissão Européia propõe novas formas de estimular as redes urbanas e regionais, através de uma parceria entre as regiões pela qual seria possível a discussão sobre os aspectos principais que enfrentam as regiões européias, estabelecendo um tipo de intercâmbio.
             A iniciativa "As regiões e a mudança econômica"  propoe vários planos, entre eles, o esforço de comunicação redobrado, para acelerar a divulgação das melhores práticas entre as regiões. Através dessas medidas, as regiões poderão desenvolver temas específicos de modernização econômica e ter um contato mais direto com experiências de outras regiões.

Izabella Prosdocimo - III R.I - Vespertino

Nenhum comentário:

Postar um comentário