segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estratégias de Desenvolvimento Local e Regional: Clusters, Política e Localização e Competitividade Sistêmica Jörg Meyer-Stamer

   Nos países em desenvolvimento, a criação de clusters oferece a suas empresas uma vantagem competitiva, fazendo com que essas tenham mais chances de se destacar tanto no mercado interno, como no externo. Porém, o estabelecimento dos clusters nesses países é bastante complicada, visto que ao longo do tempo as empresas podem passar a ter uma dependência exarcebada do plano interno, bem como do externo. Desse modo, essas regiões podem tornarem-se, ainda, mais vulneráveis a crises e à concorrência externa. 

  Podemos observar uma certa dificuldade de se estabelecer uma relação de confiança tanto entre empresas, como entre empresas e governo.Trata-se de um grande desafio a ser superado, através da criação de uma situação onde a competição também possa indicar cooperação e em que o público seja visto como complementar ao privado, como nos diz a estruturação completa dos três triângulos do desenvolvimento.

  É interessante notar que a tendência nos países em desenvolvimento, é a descentralização da promoção econômica local dos clusters , a política de tecnologia, a criação de MPEs e respectivas atividades. Já nos países industrializados, a promoção econômica local é um fato consumado, cuja forma se modificou ao longo do tempo.

Izabella Prosdocimo - 3RI Vespertino - RA:4103009

Nenhum comentário:

Postar um comentário