terça-feira, 9 de novembro de 2010

As regiões e a mudança econômica - abertura às novas idéias

Nos textos anteriores, quando se falava de Política de Coesão ficava a idéia da supremacia do econômico: seria política de coesão apenas investimento em infra-estrutura, transportes, pequenas e médias empresas (PMEs)? Mesmo idéias inovadoras e interessantes como as Redes Urban ao final voltavam a políticas relacionadas a este tipo de questão, não que não sejam importantes, porém ao ver de quem está de fora, outras questões necessitam destaque para uma coesão forte na União Europeia, para além da econômica.
O texto presente retoma questões que foram citadas na brochura com as metas para 2007-2013, desta vez com maior destaque: meio-ambiente, globalização e saúde. Pela primeira vez lemos a questão das migrações e integração social, ainda que seja um só parágrafo - e uma vertente econômica, além da própria organização social do trabalho e a questão demográfica
As regiões atuarão com autonomia, contudo terão uma maior abrangência de temas, possibilitando uma interlocução maior com outras áreas. Parece ser a ponte para uma Política de Coesão social - resta analisarmos para ver se isto ocorrerá realmente.
Alessandra Beber Castilho  3º RI vespertino RA 4100108

Nenhum comentário:

Postar um comentário